O curso de Ciências Contábeis

CONT

O QUE LHE RESERVA A CARREIRA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

O curso de Ciencias contábeis tem seu foco atualmente ampliado, pois o profissional contador deixa de ocupar a atividade burocrática para visualizar o todo da organização. Além do financeiro, o profissional da área contábil é responsável pelo processo de geração, análise e comunicação de informações contábil-gerenciais, necessárias para a tomada de decisão. Mais que contador, esse profissional tornou-se um gestor, atuando com técnica e conhecimento global nas práticas da sua profissão.

PRINCIPAIS FUNÇÕES DO BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PRINCIPAIS ATIVIDADES:

O objetivo da Contabilidade é produzir dados, transformá-los em informações e preparar relatórios para a tomada de decisões. Aqueles que tomam decisões baseado em relatórios de contadores, são denominados de usuários da Contabilidade, que podem ser usuários como Administradores, Gerentes, Funcionários e também Fornecedores, Bancos, Governos. A Contabilidade de uma empresa só pode ser exercida pelo Contador que, além de gerenciar todo o processo contábil, pode exercer diversas outras especializações, tais como a de organizar, planejar e controlar as operações contábeis de empresas em geral e realizar trabalhos de auditoria e de perícia contábil, bem como desenvolver procedimentos contábeis que visem a harmonização internacional das Normas Contábeis editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade.

CONTEÚDO

O curso aborda disciplinas como direito empresarial e legislação societária, contabilidade empresarial , direito e legislação tributária, matemática financeira, administração financeira e orçamentária, contabilidade de custos, mercado de capitais, teoria da contabilidade, analise de custos, orçamento público, analise das demonstrações contábeis, contabilidade avançada, contabilidade governamental, direito trabalhista e previdenciário, psicologia organizacional, auditoria , contabilidade aplicada às entidades sociais , contabilidade tributária , projeto contábil , sistemas de informações contábeis , contabilidade ambiental, controladoria e perícia .

CAMPO DE TRABALHO

Além do Código Civil/2003 exigir que todas as empresas tenham um contador, a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – Fenacon, informa que o mercado de contabilidade movimenta cerca de R$ 5,5 bilhões no país.

O campo profissional do contador é amplo e com perspectiva de crescimento para o futuro, uma vez que pode atuar profissionalmente em diversos setores tais como:

  • Como funcionário de empresas privadas, exercendo funções de Contador Geral, Contador de Custos, Auditor Interno, Analista Financeiro.
  • Em escritório próprio, atuando como profissional liberal, exercendo atividades como as de Auditor independente, Perito Contábil, Investigador de Fraudes.
  • No ensino, exercendo atividades como as de Professor, Pesquisador, Escritor ou Conferencista.
  • Ou ainda em Órgãos Públicos, exercendo funções de Contador Público, Agente Fiscal de Rendas do Município, Estado e União, como Auditor do Tribunal de Contas.

 

Botao Matriz CurricularBotao DocentesBotao Documentos