O curso de Administração

ADM2

O Curso tem por objetivo a formação de Bacharéis em Administração capazes de exercerem com excelência suas funções, atuando na gestão organizacional e demais atividades afins da profissão, com equilíbrio corpo-mente-espírito, baseada na ética e nos valores de responsabilidade e justiça social, com formação multidisciplinar, senso crítico e visão holística, buscando soluções sistêmicas e assim contribuir para a evolução do todo.

 

Mercado de Trabalho

 

O campo de trabalho para o Administrador é bastante amplo, diversificado e promissor, pois o desenvolvimento e o crescimento social dependem essencialmente de gestões eficazes em empresas públicas, privadas, ONG’S e OSCIPS.

Os Administradores poderão atuar como executivos do nível estratégico, tático ou operacional em empresas e demais instituições, em funções específicas, tais como: administração financeira, administração de materiais/logística, administração mercadológica/marketing, administração da produção, administração e seleção de pessoal/recursos humanos, relações industriais, orçamento, organização, sistemas e métodos. Como empreendedores, podem gerir seus próprios negócios, como indústrias, comércios ou atividades de prestação de serviços, ou podem atuar como consultores especializados em assuntos relacionados à administração organizacional.

 

PRINCIPAIS FUNÇÕES DE UM ADMINISTRADOR

 

Planejar – O planejamento, característica básica das organizações, é a função administrativa permanente, que inclui a definição de objetivos, diretrizes, planos, determinação de métodos e processos de trabalho, programação de tarefas. Assim, planejar é determinar, antecipadamente, os resultados a serem alcançados e os meios pelos quais a organização poderá alcançá-los.

Organizar – no sentido de função administrativa pode ser definida como a construção da estrutura de recursos e de operações da organização.

Dirigir – Depois do planejamento e da organização, a etapa seguinte é a direção, função mediante a qual o administrador fará com que seus subordinados executem o que foi planejado. O administrador deverá, então, transmitir os planos aos subordinados e estimulá-los de maneira a despertar-lhes a motivação para que atinjam os objetivos e metas predeterminadas.

Controlar – Controle significa verificação da execução. Significa também a avaliação dos resultados, comparando-os com os padrões estabelecidos e corrigindo as discrepâncias que tenham surgido.

Planejamento, organização, direção e controle são funções que podem ocorrer separadamente, mas que, quase sempre, estão interligados na prática administrativa, com o objetivo de alcançar produtividade, lucratividade e bem estar social.

 

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