Presidente Emérito

Luiz Pinto Ferreira, nasceu no dia 07 de outubro de 1918, em Recife/PE, na Av. João de Barros, hoje casas geminadas de nºs. 541 e 561.

 

Curso Primário – Colégio Nóbrega, nos anos de 1927 e 1928, Recife.

 

Curso Secundário – Liceu Pernambucano, no ano de 1929, também no Recife. Colégio Aldridge, no Rio de Janeiro, DF, nos anos de 1930 e 1931. Colégio Marista, nos anos de 1931 e 1933, Recife.

 

Curso Superior – Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, diplomado pela Faculdade de Direito do Recife, atualmente Universidade Federal de Pernambuco.

 

Livre-docente de Teoria Geral do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade do Recife, hoje Universidade Federal de Pernambuco, em 1944.

 

Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1944 e 1950.

 

O jurisconsulto Pinto Ferreira foi fundador do MDB e seu presidente em Pernambuco, ex-senador da República na década de 70.

 

Em 1975, foi eleito por unanimidade para a Academia Pernambucana de Letras, por indicação da própria Academia, e é, também, membro da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas, da Academia Pernambucana de Ciências, da Academia Nacional de Direito (Rio de Janeiro) e da Academia Brasileira de Letras Jurídicas (ABLJ), além de diversas outras associações estrangeiras, quais sejam: Sociedade Brasileira de Sociologia, Instituto de Filosofia, Sociedade de Semântica Geral (Chicago), Academia Americana de Ciência Política e Social (Filadélfia), Associação de Filosofia e Ciência (Detroit) Instituto Peruano de Sociologia (Lima), Instituto Libero Americano de Direito Constitucional (México) e Associação Internacional de Filosofia Social e de Direito, bem como ainda da Academia Brasileira de Letras Jurídicas e da Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado.

 

É também autor de obras clássicas adotadas por universidades de toda América Latina, nos campos do Direito Público e Privado, mormente no primeiro, onde se destaca como um dos maiores nomes da bibliografia jurídica nacional.

 

Professor Emérito da Faculdade de Direito do Recife através do ato nº 01/99 em 02 de junho de 1999, por ter contribuído amplamente para a consolidação da área do Direito na Universidade, através de suas atividades docentes e administrativas, além de extensa publicação de artigos especializados e edição de diversos livros na sua área de conhecimento.

 

Recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra-Portugal em julho de 1999.